Posicionamento Incremental: O Posicionamento absoluto requer que as coordenadas do programa de peça seja relacionado a um ponto zero absoluto. O posicionamento incremental, também conhecido como posicionamento ponto-a-ponto, define as coordenadas da peça em relação à posição final do movimento precedente. Pode ser muito útil ao programar uma série de furos localizados incrementalmente na peça. A posição atual do ponto é a referência para a posição coordenada seguinte.
Este tipo de programação pode aplicar-se à parte inteira ou a determinadas seções do programa. O posicionamento incremental é executado pelo uso de um código preparatório G91. Para retornar para a programação absoluta em qualquer ponto no programa, utiliza-se uma palavrachave G90.
Interpolação Circular: Até este ponto nós discutimos somente movimentos em linha reta. Se uma máquina de controle numérico de computador fosse capaz somente de movimentos lineares, seu uso seria muito limitado. Uma das características mais importantes de uma máquina CNC é sua habilidade de fazer movimentos com cortes circulares. As máquinas CNC são capazes de cortar qualquer arco com um raio especificado. Cortes em arco são conhecidos como interpolação circular. É executado através de uma palavra-chave G02 ou G03. Para cortar um arco, o programador necessita seguir um procedimento muito específico.
A informação crítica para cortar um arco é o ponto inicial, o sentido do arco, o ponto de extremidade do arco, e a localização do ponto central. Ao começar a cortar um arco, a ferramenta é posicionada já no ponto de começo do arco. Em seguida, o controle deve informar o sentido do arco (sentido horário ou sentido anti-horário). A terceira parte é o ponto de extremidade do arco. A última parte que o controle necessita saber é a posição do centro do arco ou o valor do raio do arco.
Ponto Inicial do Arco: O ponto do começo do arco é a coordenada do ponto do começo do arco. A ferramenta é movida para o ponto inicial do arco na linha anterior à linha de geração do arco.
Direção do Arco (G02, G03): Uma interpolação circular pode ser executada em dois sentidos, no sentido horário ou no sentido anti-horário. Dois códigos G especificam o sentido do arco. O código G02 é usado para interpolação circular no sentido horário, e o código G03 é usado para interpolação circular no sentido anti-horário. Tanto o código G02 como o código G03 são modais e são controlados por um código de alimentação (F), da mesma maneira como uma palavra-chave G01.
Ponto Final do Arco: O ponto de extremidade do arco é simplesmente a posição de x e de y para o ponto de extremidade do arco.
Ponto Central do Arco: Para gerar um trajeto do arco, o controlador deve saber onde o centro do arco está. A posição central do arco deve ser programada; x e y são usados especificar o ponto final do arco. Nós usamos as letras I e J para descrever o ponto central do arco (x e y) sendo I = coordenada do eixo-x e J = a coordenada do eixo-y. Alguns controladores demandam como estes eixos secundários são localizados. Na maioria das vezes, a posição central do arco é descrita como a distância incremental do ponto inicial do arco ao centro do arco. Este método de determinar a posição central do arco é o mais comum. Em alguns outros tipos de controles, a posição central do arco é descrita como a posição absoluta do centro do arco em relação ao zero da peça.
Offset de Comprimento da Ferramenta: Os offsets de comprimento de ferramenta tornam possível ao controlador se ajustar aos diferentes comprimentos de ferramenta. Cada ferramenta pode possuir um comprimento diferente, mas os controles da máquina do CNC permitem tratar este problema facilmente. Os controladores do CNC têm uma área de memória especial para armazenar offsets de comprimento de ferramenta. O offset de comprimento de ferramenta estabelece a distância da ponta da ferramenta na posição “home” até a posição zero (em z) da peça a trabalhar (veja a figura seguinte). Esta distância é armazenada em uma tabela que o programador pode acessar usando um palavra-chave tipo G ou um código da ferramenta. Uma máquina ferramenta que tenha um controle Fanuc usa o código G43. A palavra-chave G43 é acompanhada por uma letra auxiliar H e por um número do dois dígitos. O G43 diz ao controle para compensar o eixo-z, e o H e o número informam ao controle qual offset deve chamar da tabela de armazenamento de comprimentos da ferramenta. Um comando do tipo offset de comprimento da ferramenta é tipicamente acompanhado por um movimento no eixo-z para ativá-lo.