O “magazine” (carrossel) porta-ferramentas e o trocador de ferramentas diferenciam as fresadoras dos chamados centros de usinagem. Nos centros de usinagem, a troca de ferramentas é realizada automaticamente. Essa evolução em relação às fresadoras faz dos centros de usinagem as máquinas mais importantes para a implementação de sistemas de usinagem automatizados.
Como já foi citado, a Programação CNC pega a informação usada para uma ferramentação manual e a converte para uma linguagem que a máquina compreende. Os exemplos a seguir usam a linguagem de programação por palavras-chave, que é a mais comumente utilizada hoje em dia.
Programação por Palavras-chave
A programação no formato de palavras-chave para controle numérico controla os movimentos e as funções da máquina através de comandos curtos alfanuméricos semelhantes a sentenças. Estes comandos consistem em coordenadas, em palavras, e em caracteres. Uma máquina do CNC deve executar as mesmas ações que um operador de uma máquina manual faz para produzir uma peça.
O processo para executar uma operação simples em uma máquina rotativa manual e para convertê-la a formato de palavras-chave é como segue: Gire o eixo no sentido horário com uma velocidade de 600 voltas/min. O operador ajusta a velocidade para girar o eixo no sentido horário. O comando para uma máquina de CNC é N0010 M03 S600; N0010 é um número da linha. M03 diz ao eixo para começar a girar no sentido horário. S600 diz ao eixo com que velocidade girar. O ponto&vírgula deixa o controle saber que você terminou este bloco do comando e que é hora de mover para o comando seguinte. Um comando ou um bloco de informações são compostos de coordenadas e de caracteres.
Comandos Alfanuméricos: O bloco de comando controla a ferramenta da máquina através do uso de códigos de letras. Eis as descrições abreviadas dos comandos mais comuns identificados pela sua letra-chave:
N é a letra que endereça o número de linha ou do bloco.
G é um código de função preparatória que “seta” o modo segundo o qual todas as operações posteriores serão executadas.
F é a taxa de alimentação do eixo controlado. S “seta” a velocidade da ferramenta. T é a letra que endereça uma chamada para mudança de ferramenta. M é um função variada tal como fluido refrigerante on/off, eixo para frente, etc. H,D são letras-chaves para identificar o armazenamento de ferramentas.
Programa para uma peça: Um programa para uma peça é uma série de blocos de comandos que executam movimentos e funções da máquina a fim manufaturar uma peça. Nós usamos o exemplo de um programa simples que desbasta o contorno de uma peça retangular de 3 polegadas x 4 polegadas com uma fresa com ferramenta de 1/2 polegada de diâmetro (veja a figura abaixo). As coordenadas refletem a posição do centro do ferramenta, assim nós devemos considerar o tamanho do cortador.